Análise do comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista

Em 1987 nos Estados Unidos, um pesquisador chamado Ivar Lovaas publicou um artigo comparando um grupo de crianças portadoras do diagnóstico que recebeu intervenção baseada nos princípios ABA (Intervenção), com um grupo de crianças com o diagnóstico, mas que não recebeu a intervenção ABA (Controle).
Os resultados demonstraram evidência que a intervenção precoce, abrangente e intensiva (40h semanais) produziu melhora na eficiência intelectual, nas habilidades sociais e adaptativas, no grupo de intervenção. Em 1993 McEachin, Smith e Lovaas realizaram um estudo de acompanhamento (follow-up) e demonstraram que os alunos do grupo de intervenção mantiveram as habilidades aprendidas e foram inseridos no sistema de educação regular. Estes estudos fornecem larga base de evidência para a utilização da Terapia ABA em crianças portadoras do diagnóstico do transtorno do espectro autista.

Terapia ABA é ciência!

A Análise do Comportamento (AC) é uma disciplina científica que se enquadra no campo das ciências naturais, tal como a biologia.
O comportamento e sua relação com o ambiente é o principal objeto de estudo. Possui um embasamento filosófico e teórico (Behaviorismo Radical), um campo experimental (Análise Experimental do Comportamento – AEC) e um campo aplicado (Análise do Comportamento Aplicado – ABA). Dessa forma, a partir do entrelaçamento desses três ramos, podemos dizer que as intervenções em Terapia ABA possuem rigor científico e são baseados em evidência uma vez que passaram pelo processo experimental e aplicado antes de serem utilizados no tratamento de pessoas com o diagnóstico de transtorno do espectro autista.

Com ABA podemos trabalhar vários aspectos, como:

  • Habilidades sociais
  • Independência 
  • Criar ou melhorar as habilidades do autista na linguagem e na comunicação
  • Aperfeiçoar a atenção, o foco, a interação social e os estudos
  • Reduzir crises de desregulação emocional, agressividade e comportamentos autolesivos

Quais profissionais podem aplicar ABA?

Psicólogos

Terapeutas Ocupacionais

Fonoaudiólogos

Pedagogas e Outros

Ainda tem dúvidas sobre a Terapia ABA?