Terapia ABA: terapia proposta para pessoas com TEA

Você já ouviu falar da terapia ABA? Esse é um dos modelos de terapias mais relevantes para tratamento do autismo. 

A ciência ABA já vem sendo estudada por muitas décadas desde 1940 e tornou-se na atualidade uma das terapias mais recomendada por órgãos nacionais e internacionais de saúde, para o tratamento de pessoas com TEA.

Entenda o que é a Terapia ABA e como ela pode ajudar qualquer pessoa com autismo desde crianças até adultos.

O que é a Terapia ABA?

O nome ABA é uma sigla em inglês que significa Applied Behavior Analysis, podemos traduzir como: análise do comportamento aplicada.

A Terapia Aba tem sido uma forma bem sucedida de intervenção para crianças, adolescentes e adultos que possuem o transtorno do espectro autista.

A Terapia ABA não é um tratamento padronizado ou seja ele não é aplicado da mesma forma para todas as pessoas, considerando aspectos subjetivos de cada indivíduo.

Quando o terapeuta vai formular a proposta de tratamento para o comportamento do paciente ele precisa entender alguns aspectos:

  1. Identificar o que o indivíduo tem de habilidades comportamentais;
  2. Quais lacunas de aprendizagem são identificadas;
  3. Quais excessos comportamentais competem com a aprendizagem;
  4. Avaliar os contextos considerando quais eventos ocorrem antes e depois da emissão dos comportamentos do indivíduo;
  5. Identificar os principais motivadores do indivíduo considerando atividades, objetos, jogos e brinquedos que agem como potencializadores da aprendizagem.

Após entender a resposta para estes tópicos, o terapeuta consegue estabelecer as principais estratégias para desenvolver e ampliar junto à criança e a família, todos os comportamentos que são desejáveis e úteis, ao passo que diminuem os comportamentos que a afetam negativamente.

Características da terapia ABA:

●        Esta ciência procura atender as necessidades específicas de cada pessoa;

●        A terapia pode ser individual ou em grupo;

●        Pode ser aplicada em diversos lugares (por exemplo: ambientes sociais, escola, casa e clínica).

●        Ensina a desenvolver habilidades importantes para o dia a dia, comportamentos socialmente relevantes.

●        Objetivo de longo prazo é estabelecer e reforçar habilidades de vida independentes. 

Quais são os benefícios da Terapia ABA?

Barreiras Comportamentais

Com a terapia ABA os comportamentos indesejáveis que interferem com o aprendizado tais como: comportamentos agressivos, problemáticos, auto lesivos e todas as crises de desregulação emocional, entre outros, podem ser reduzidos e os comportamentos adequados passam a se destacar.

Habilidades

A terapia ABA também ajuda no desenvolvimento ou melhoria de diversas habilidades importantes como: comunicação (fazer pedidos, nomear), contato visual, interação social, foco atencional, habilidades de estudo, entre outras.

Os impactos da Terapia ABA

Essa abordagem psicológica tem se mostrado bastante eficaz no desenvolvimento de pessoas com TEA, atingindo o seu objetivo que é integrar a pessoa funcionalmente ao ambiente do qual ela faz parte.

Toda a intervenção é aplicada cuidadosamente, tendo um aspecto interdisciplinar que faz com que as atividades da criança em casa, na escola ou em qualquer outro local sejam impactadas por essa ciência.

Juntamente com esse trabalho terapêutico, os professores e os pais devem receber o treinamento e orientação de pais, junto aos supervisores, para serem capazes de auxiliar na manutenção dos comportamentos-alvo e redução dos comportamentos inadequados.

Quer entender mais sobre a terapia ABA? Fale conosco!

Você já baixou nosso eBook: Guia prático para entender o transtorno do espectro autista?
Baixe agora é gratis!

Compartilhe