O Plano de Ensino Individualizado (PEI) trata-se de um documento efetuado após um processo avaliativo da criança em questão, englobando todas as esferas de seu desenvolvimento. O PEI tem como objetivo nortear todo o processo de intervenção do aprendiz, considerando suas características individuais.
Ao nos referirmos ao PEI, comumente nos é remetido ao ambiente escolar focado em questões pedagógicas, entretanto, para a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) este é mais abrangente. Incluindo todos os ambientes em que o indivíduo está inserido (como no ambiente clínico, familiar, social e escolar).
Para a elaboração de um PEI, é necessário que haja uma avaliação prévia da criança, com a escolha adequada de protocolos e escalas, que forneça dados específicos sobre o desenvolvimento de habilidades, sendo elas: vida diária, motricidade, habilidades sociais, linguagem, entre outros.
É preciso avaliar as habilidades de domínio da criança , déficits e os comportamentos que estão em excesso. Sendo o objetivo principal desse processo o aumento da autonomia e independência do aprendiz.
Aspectos relevantes para a elaboração de um PEI
O primeiro passo é definir quais as habilidades que precisam ser desenvolvidas, assim como se existe algum comportamento que está em excesso, para ser trabalhado. No segundo momento é preciso traçar metas e objetivos a serem trabalhados para suprir os gaps identificados.
Os programas de ensino devem ser elaborados pelo supervisor do caso e escolhidos de maneira prévia de acordo com as necessidades de cada criança. Para a aplicação é importante que ocorra uma orientação prévia contendo explicações detalhadas a respeito de cada treino estipulado; com isso se faz uma prática mais consistente.
Um ambiente organizado e estruturado promove maior desempenho da criança no decorrer da aplicação. Os treinos devem ser realizados de maneira intensiva, por profissionais que tenham conhecimento em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo.
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Para avaliar o progresso e desenvolvimento do aluno, é preciso criar metas e objetivos de curto, médio e longo prazo e acompanhá-las dentro de um cronograma para ver como e se foram alcançadas.
Com o Plano de Ensino Individualizado incluso na escola, a criança aprenderá novas habilidades que são úteis não só para sua formação acadêmica, mas também para o seu dia a dia.
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