De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta uma em cada 160 crianças no mundo, mas a realidade é que poucos são, de fato, vistos pela sociedade.
Por isso, produções audiovisuais, que têm o autismo como centro, podem ser ótimos aliados para levar conhecimento, informações e romper com preconceitos e estereótipos pré estabelecidos, além de possibilitarem a representatividade das pessoas que vivem no espectro.
Pensando nisso, listamos 8 filmes e séries que retratam a multiplicidade desse universo, os desafios que as pessoas autistas encontram diariamente, como elas podem viver uma vida normal, além de abordar a importância da família no diagnóstico do autismo.
Vamos conferir? Aproveite para estourar uma pipoca e boa sessão!
Atypical
Atypical, disponível na Netflix, conta a história de Sam, um adolescente com autismo que, em sua busca pela independência, acaba transformando a vida de toda sua família.
A série aborda o crescimento pessoal, a transição entre a escola e a faculdade e o relacionamento amoroso de Sam de uma forma leve, natural, emocionante e engraçada.
The Good Doctor
The Good Doctor traz a história de Shaun Murphy, um médico jovem recém-formado diagnosticado com Síndrome de Savant e Autismo. Desafiando a descrença de seus colegas, Shaun utiliza seus talentos e habilidades para salvar inúmeras vidas!
Fitas
O filme narra um passeio de canoa entre Rene, uma menina com TEA, que não se comunica pela fala e Marcus, um menino típico. Apesar disso, os dois se conectam de uma forma especial, através do amor pela canoagem.
Farol das Orcas
Inspirado em uma história real, o filme argentino narra a história de uma mãe, que leva seu filho com TEA para conhecer um biólogo que conversa com as baleias. Essa experiência se torna transformadora na vida deles.
Arthur e o infinito
O filme conta a história de uma família e seus conflitos ao receber o diagnóstico de que o filho é autista. Marina, sua mãe, assume a responsabilidade de dedicar todo o seu tempo para o filho e buscar caminhos para compreender melhor seu mundo.
Amor no espectro
Em formato de reality show, a série aborda os relacionamentos, conquistas amorosas e primeiros encontros entre pessoas autistas e também, o cotidiano de casais já formados e que vivem juntos.
Temple Grandin
Exemplo de superação, Mary Temple Grandin foi diagnosticada com autismo na infância. Hoje, aos 74 anos, é autoridade na área de saúde animal e revolucionou a indústria agropecuária dos EUA. O filme mostra as barreiras que a pesquisadora enfrentou em uma época em que o autismo não era discutido.
Tudo que Quero
O filme conta a história de Wendy, uma jovem autista, submetida a uma rotina. Fã de Star Trek, ela deseja participar de uma competição de escrita. Decidida a entregar seu manuscrito, ela dribla sua cuidadora e sua irmã, partindo em uma aventura sozinha.
Confira também: Mitos e verdades sobre o autismo
Gostou das nossas dicas? Então conte aqui embaixo nos comentários qual desses filmes sobre autismo você pretende assistir primeiro. Ou, se já viu algum, comenta com a gente o que achou.