Muitas crianças com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam dificuldades de organização e planejamento. Por isso, a rotina é fundamental para norteá-las, além de evitar que se sintam inseguras e confusas.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas de organização para ajudar na rotina das crianças com TEA. Vamos acompanhar?
A importância da rotina que estabeleça previsibilidade para crianças com TEA
Saber onde estão suas coisas, quais tarefas devem ser feitas e como será o cronograma do dia, por exemplo, além de ajudar na melhoria do planejamento e organização, é muito benéfico para o desenvolvimento do autocontrole emocional da criança.
Mas, é importante lembrar que a rotina e lista de afazeres deve ser montada de acordo com a idade, necessidade e proximidade com a linguagem verbal de cada criança.
O uso de imagens na aplicação da rotina
Utilizar imagens na aplicação dos afazeres é uma grande aliada para uma rotina bem estruturada. É possível inserir listas de afazeres em uma lousa, com imagens e adesivos que possam representar cada tarefa, por exemplo
Além disso, também é importante conversar sobre os horários e sempre fazer listas de instruções com objetivos claros.
Já para as tarefas da escola é importante que a criança tenha tudo separado e facilitado para que ela não precise buscar por um item em específico em todos os seus pertences. Pastas coloridas e marcadores são formas divertidas e agradáveis de ajudar a manter a organização do material escolar, por exemplo.
O papel dos pais no desenvolvimento de habilidades
Inserir organização na rotina das crianças pode ser um grande desafio para pais de crianças autistas, mas isso não significa que a criança não deva ajudar nas demandas em casa. Pelo contrário, é muito importante que se estabeleçam hábitos de organização, tanto pessoal quanto do ambiente deles.
E os pais podem ser grandes promotores do desenvolvimento de habilidades, incentivando seus filhos a participarem do preparo de refeições, nas tarefas de casa, além de observar os interesses da criança para ajudar no planejamento de uma rotina segura e prazerosa.
Incluir a criança com autismo nas tarefas de casa aumenta sua autonomia
Guardar brinquedos, por exemplo, ajuda a incentivar a noção de regras e trabalha a atenção. Já arrumar a mesa antes da refeição, auxilia na coordenação motora, além de ser um momento para conhecer e experimentar alimentos.
Confira algumas sugestões de atividades de rotina, separadas por faixa etária, que ajudam a estimular novas habilidades nos pequenos:
De 2 a 3 anos:
- Guardar brinquedos;
- Tirar o prato da mesa;
- Colocar roupa suja no cesto;
De 4 a 5 anos:
- Ajudar a guardar parte da louça;
- Colocar as roupas sujas na máquina de lavar;
- Ajudar a tirar o lixo;
De 6 a 8 anos:
- Lavar a louça;
- Varrer o chão;
- Guardar as compras;
Lembrando que é preciso reconhecer as particularidades de cada criança, de acordo com os marcos de desenvolvimento, para que as atividades de rotina sejam feitas de maneira saudável.
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E por último, mas não menos importante, escolha tarefas que não causem estresse ou hiper estimulem as crianças. É fundamental que elas se sintam à vontade no ambiente para que desenvolvam a responsabilidade de cuidar daquele espaço
Se a criança acaba estressada ou sobrecarregada pela necessidade de manter a organização, é porque algo não está certo. Por isso, evite organizar muitas atividades para o mesmo dia, é preciso que a criança também tenha momentos lúdicos e terapêuticos para que seu desenvolvimento emocional não seja prejudicado.
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