Dicas de organização para rotina de crianças com autismo

Muitas crianças com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam dificuldades de organização e planejamento. Por isso, a rotina é fundamental para norteá-las, além de evitar que se sintam inseguras e confusas.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de organização para ajudar na rotina das crianças com TEA. Vamos acompanhar?

A importância da rotina que estabeleça previsibilidade para crianças com TEA

Saber onde estão suas coisas, quais tarefas devem ser feitas e como será o cronograma do dia, por exemplo, além de ajudar na melhoria do planejamento e organização, é muito benéfico para o desenvolvimento do autocontrole emocional da criança.

Mas, é importante lembrar que a rotina e lista de afazeres deve ser montada de acordo com a idade, necessidade e proximidade com a linguagem verbal de cada criança.

O uso de imagens na aplicação da rotina

Utilizar imagens na aplicação dos afazeres é uma grande aliada para uma rotina bem estruturada. É possível inserir listas de afazeres em uma lousa, com imagens e adesivos que possam representar cada tarefa, por exemplo

Além disso, também é importante conversar sobre os horários e sempre fazer listas de instruções com objetivos claros.

Já para as tarefas da escola é importante que a criança tenha tudo separado e facilitado para que ela não precise buscar por um item em específico em todos os seus pertences. Pastas coloridas e marcadores são formas divertidas e agradáveis de ajudar a manter a organização do material escolar, por exemplo.

O papel dos pais no desenvolvimento de habilidades

Inserir organização na rotina das crianças pode ser um grande desafio para pais de crianças autistas, mas isso não significa que a criança não deva ajudar nas demandas em casa. Pelo contrário, é muito importante que se estabeleçam hábitos de organização, tanto pessoal quanto do ambiente deles.

E os pais podem ser grandes promotores do desenvolvimento de habilidades, incentivando seus filhos a participarem do preparo de refeições, nas tarefas de casa, além de observar os interesses da criança para ajudar no planejamento de uma rotina segura e prazerosa.

Incluir a criança com autismo nas tarefas de casa aumenta sua autonomia

Guardar brinquedos, por exemplo, ajuda a incentivar a noção de regras e trabalha a atenção. Já arrumar a mesa antes da refeição, auxilia na coordenação motora, além de ser um momento para conhecer e experimentar alimentos.

Confira algumas sugestões de atividades de rotina, separadas por faixa etária, que ajudam a estimular novas habilidades nos pequenos:

De 2 a 3 anos:

  • Guardar brinquedos;
  • Tirar o prato da mesa;
  • Colocar roupa suja no cesto;

De 4 a 5 anos:

  • Ajudar a guardar parte da louça;
  • Colocar as roupas sujas na máquina de lavar;
  • Ajudar a tirar o lixo;

De 6 a 8 anos:

  • Lavar a louça;
  • Varrer o chão;
  • Guardar as compras;

Lembrando que é preciso reconhecer as particularidades de cada criança, de acordo com os marcos de desenvolvimento, para que as atividades de rotina sejam feitas de maneira saudável.

Confira também: Quais são os benefícios da Terapia ABA para crianças autistas?

E por último, mas não menos importante, escolha tarefas que não causem estresse ou hiper estimulem as crianças. É fundamental que elas se sintam à vontade no ambiente para que desenvolvam a responsabilidade de cuidar daquele espaço

Se a criança acaba estressada ou sobrecarregada pela necessidade de manter a organização, é porque algo não está certo. Por isso, evite organizar muitas atividades para o mesmo dia, é preciso que a criança também tenha momentos lúdicos e terapêuticos para que seu desenvolvimento emocional não seja prejudicado.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Envie uma mensagem para nós!

Compartilhe