É muito comum os pais acharem que cada criança tem o seu próprio tempo para aprender e para começar a realizar as atividades. Mas, não é bem assim.
Os primeiros anos da vida de uma criança são os principais para o seu desenvolvimento e, por isso, é preciso ficar atento quando a criança dá indícios de que não está conseguindo alcançar os marcos do desenvolvimento infantil em cada área dentro do período esperado.
Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, vamos explicar, neste artigo, alguns sinais que podem sugerir um atraso no desenvolvimento da criança. Vamos conferir?
Marcos do desenvolvimento Infantil: o que são?
Os marcos do desenvolvimento são um conjunto de habilidades que a maioria das crianças atinge conforme uma determinada faixa etária, como aprender a sorrir, engatinhar, levar objetos à boca ou segurá-los com as mãos, acenar e bater palmas, caminhar, etc.
Os marcos são um grande aliado na hora de ajudar pais, médicos e professores a perceber que, quando a criança não atinge determinado marco, podem existir atrasos no desenvolvimento.
Embora não seja uma regra, esse atraso, muitas vezes, pode estar relacionado a algum transtorno ou condição, como o autismo, por exemplo, e deve ser investigado por profissionais capacitados para o diagnóstico e tratamento adequados.
Como identificar atrasos no desenvolvimento infantil?
Antes de tudo, é importante entender o chamado desenvolvimento neuropsicomotor, que é dividido em quatro áreas:
Desenvolvimento motor grosso: permite que a criança execute ações como correr, pular, subir e descer degraus.
Desenvolvimento motor fino: consiste na movimentação e coordenação de músculos ligados às habilidades de uso das mãos e às atividades como escrever, digitar, desenhar etc.
Desenvolvimento da habilidade de linguagem: envolve tanto a comunicação verbal quanto a não verbal.
Desenvolvimento cognitivo, social, emocional e comportamental: engloba tanto funções cognitivas – como memória, atenção, raciocínio lógico, resolução de problemas – quanto habilidades comportamentais – como capacidade de resposta a situações adversas e interação social.
Confira algumas características de atraso no desenvolvimento em bebês de até 1 ano:
- Faz pouco contato visual;
- Não responde às tentativas de interação;
- Não responde quando chamado;
- Não imita os adultos em sons e movimentos;
- Foca mais atenção em objetos, reproduzindo movimentos repetitivos, do que nas pessoas;
Qual a importância da intervenção precoce em casos de atrasos no desenvolvimento infantil?
A intervenção precoce e o tratamento logo nos primeiros anos de vida fazem toda a diferença no desenvolvimento e aprendizado de crianças com sinais de atraso no desenvolvimento.
Isso porque, quanto mais nova a criança, maior é a neuroplasticidade, ou seja, mais conexões neurais são realizadas no cérebro dela para aprender coisas novas com mais rapidez e facilidade.
A Intervenção baseada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), abordagem com Equipe Interdisciplinar e foco no paciente/família/escola podem estimular a criança a trabalhar habilidades ainda não adquiridas e ajudar a evitar que os atrasos no desenvolvimento transformem-se em maiores dificuldades no futuro.
Por isso, caso perceba algum atraso nos marcos de desenvolvimento do seu pequeno, procure uma equipe interdisciplinar para realizar uma avaliação para apoio diagnóstico e iniciar as intervenções necessárias para estimular os repertórios em déficit, independente da idade.
Confira também: Autismo e o diagnóstico
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