O Transtorno de Oposição Desafiante, também conhecido como TOD, é uma condição comportamental que afeta principalmente crianças e adolescentes.
Entenda mais sobre esse assunto!
Transtorno de Oposição Desafiante: o que é?
O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) faz parte do grupo de transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta segundo o DSM V.
As principais características do TOD são padrão de humor raivoso e irritável, comportamento questionador desafiante ou índole vingativa.
O alerta para o Transtorno de Oposição Desafiante acende quando o comportamento da criança ou adolescente começa a causar prejuízos em sua vida cotidiana, como, por exemplo, na escola e em casa, fazendo com que comece a haver muitas restrições em decorrência da hostilidade que essa criança expressa.
É importante ressaltar que uma criança e adolescente comum podem apresentar esses comportamentos em alguma fase da vida, no entanto, se isso se prolonga por mais de 6 meses e começa a se repetir em diversos ambientes é hora de procurar um profissional para verificar se há algum transtorno.
Como o transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é diagnosticado?
O diagnóstico do TOD é feito por um médico psiquiatra infantil ou neuropediatra, mas antes de ser diagnosticado pelo médico é necessário descartar a presença de qualquer outra condição clínica, como, por exemplo: : TDAH, depressão, perturbação do sono, transtorno de conduta, entre outros.
Todas essas condições, se não forem tratadas, podem apresentar sintomas semelhantes, em alguma medida, ao Transtorno de Oposição Desafiante.
Em geral, uma criança que possui TOD apresenta pelo menos quatro desses sintomas:
● Fica irritadiço ou tem acessos de raiva constantemente;
● Sempre discute com adultos e figuras de autoridade;
● Desafia regras;
● Escolhe ter atitudes que claramente vão aborrecer outras pessoas;
● Culpa os outros pelos seus próprios erros;
● Ofende-se com facilidade;
● Tem atitudes coléricas ao ser contrariado;
- É vingativo e rancoroso quando não consegue o que quer
O que pode causar o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD)?
O TOD pode ser desenvolvido e influenciado por diversos fatores, sendo eles temperamentais, ambientais, genéticos e fisiológicos.
Outro fator que pode contribuir bastante para o Transtorno de Oposição Desafiante é um ambiente familiar conturbado e que não proporcione segurança, valores e limites para a criança.
Como é feito o tratamento do Transtorno de Oposição Desafiante (TOD)?
O objetivo do tratamento do TOD é que o indivíduo venha aprender a modificar e ampliar o repertório de comportamentos adequados, a fim de reduzir aqueles prejudiciais na vida da criança e do adolescente.
O tratamento comportamental tem foco na atuação dos pais por meio do ensino de técnicas parentais, ou seja, o objetivo é a modificação de como os pais lidam com a criança e como consequência os comportamentos adequados e inadequados da criança.
Estratégias de atenção diferencial, ignorar comportamentos inadequados, instruções claras, aproximação e contato físico, estão na pauta de orientação parental.
Em algumas situações pode ser necessário a presença do profissional em ambiente natural (residência, escola), dando apoio e mediando esse contato e aprendizagem.
O tratamento começa na clínica com a criança, continua em casa com a família e também na escola com os professores, que podem receber orientações para que consigam conduzir situações em que a criança ou adolescente apresentam comportamento inadequado.
Com a colaboração de todos, a criança passa pelo tratamento e pode voltar a usufruir de todos os benefícios da sua vida cotidiana, com maior controle emocional.
Você tem mais alguma dúvida sobre os sintomas do TOD? Deixe nos comentários.
Você já baixou nosso eBook: Guia prático para entender o transtorno do espectro autista?
Baixe agora é gratis!