Acreditamos que o aprendizado, para ser efetivo, precisa transitar pelo campo das emoções. Por isso, na Seguire, a criança aprende e é ensinada brincando e se divertindo, com foco no reforçador. Aqui, o ensino das habilidades acontece de forma lúdica e natural, principalmente com crianças pequenas, dando ênfase no que o paciente demonstra como desejo de aprendizagem e interesse.
Tem o objetivo de dar apoio diagnóstico ao pedido médico do neuropediatra ou do psiquiatra infantil, principalmente diante da dúvida diagnóstica. Deve ser realizada pelos profissionais de Fonoaudiologia, Terapeuta Ocupacional e Psicologia.
Realizamos o levantamento da linha de base das habilidades da criança (repertório inicial), ou seja, mensurar os déficits nos marcos do desenvolvimento, as barreiras comportamentais de aprendizagem e as habilidades já adquiridas.
O Plano de Ensino Individualizado (PEI) é um documento compartilhado entre equipe terapêutica e família e tem por objetivo estabelecer metas para o tratamento. Este, por sua vez, ocorre por meio do tripé: estimulação com a criança (em diferentes ambientes), orientação aos pais e treinamento de professores.
O treinamento de pais, por meio da orientação parental, é um dos eixos centrais do tratamento e busca o ensino de estratégias para que possam estimular habilidades verbais e sociais na criança dentro do contexto natural das relações diárias.
Realizamos um processo de avaliação das necessidades da criança no ambiente escolar, junto aos professores. Quando necessário, podemos dispor de uma avaliação psicopedagógica e o treinamento de professores para que o programa de ensino terapêutico da criança esteja alinhado em todos os ambientes.