Mesmo sendo um dos modelos de terapia mais relevantes para tratamento do autismo, ainda existem muitas dúvidas sobre a Terapia ABA. Pensando nisso, reunimos algumas das principais perguntas que recebemos diariamente na clínica e vamos responder todas elas para vocês. Acompanhe:
O que é Terapia ABA?
Applied Behavior Analysis (ABA) ou, em português, Análise do Comportamento Aplicada é um tratamento baseado em princípios científicos e identificado mundialmente como uma das formas mais eficazes na intervenção de indivíduos diagnosticados com autismo (TEA).
Centrada na relação entre ambiente e comportamento, a análise é feita de maneira individualizada, levando em consideração única e exclusivamente, a criança e toda sua singularidade.
A terapia ABA é apenas para autismo?
A intervenção ABA está interessada no comportamento humano, especialmente naqueles socialmente relevantes. Pode ser aplicada em diversas condições, tais como: transtornos do desenvolvimento, da linguagem, TOD, deficiências intelectuais, déficit de atenção e hiperatividade. Portanto, a Terapia ABA não é aplicada exclusivamente para TEA.
Quais os benefícios da Terapia ABA?
Ela estimula os pequenos a fortalecerem repertórios socialmente significativos e a diminuir barreiras comportamentais que podem estar impedindo a aprendizagem da criança.
Além disso, a Intervenção baseada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com abordagem de uma Equipe Interdisciplinar e foco no paciente/família/escola ajudando a trabalhar os atrasos no desenvolvimento com o ensino e desenvolvimento de novas habilidades.
Que profissionais podem atuar com ABA?
Profissionais especializados nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapeuta Ocupacional e Educação.
Como os pais podem ajudar no processo?
A participação da família e a continuação do tratamento em casa faz toda a diferença. Isso porque, com o treinamento oferecido por profissionais, os pais podem ser grandes promotores do desenvolvimento de habilidades, incentivando seus filhos a participarem do preparo de refeições, nas tarefas de casa, além de observar os interesses da criança para ajudar no planejamento de uma rotina segura e prazerosa.
Como é feita a Terapia?
A Terapia ABA é feita de maneira individualizada, levando em consideração única e exclusivamente, a criança e toda sua singularidade. Isso porque, o TEA se manifesta e se desenvolve de formas diferentes em cada caso. Ou seja, a criança pode ter características em comum com o quadro geral, mas também únicas dela como indivíduo.
Por isso, a equipe interdisciplinar é fundamental para analisar e escolher as condutas de tratamento dentro da terapia ABA que mais se adequam à criança e sua singularidade.
Quais aspectos podem ser trabalhados com a Terapia ABA?
- Habilidades sociais;
- Independência;
- Desenvolver e fortalecer habilidades de comunicação
- Melhorar a atenção, o tempo de espera, a interação social
- Reduzir crises de desregulação emocional, agressividade e comportamentos autolesivos;
Terapia ABA na Seguire: como é o processo?
- Avaliação para apoio diagnóstico (caso ainda não tenha a definição diagnóstica);
- Avaliação para elaboração do Plano de Intervenção Comportamental (PIC) que norteará o tratamento;
- Estabelecimento da Carga Horária do Tratamento, dos ambientes de estimulação e dos profissionais envolvidos.
- Intervenção com a criança;
- Orientação de Pais;
- Treinamento de professores;
Confira também: Família e autismo: qual o papel dos pais no tratamento?
Quer saber mais sobre a Análise do Comportamento Aplicada (ABA)? Então não deixe de acompanhar as postagens do nosso blog. Além disso, caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer poder ajudar!